Depois de 6 anos Astorga-PR realiza um grande rodeio

Por Thiago Arantes
 

Astorga é um município brasileiro situado no noroeste do Paraná, a 45 km de Maringá, 65 km de Londrina e 420 km da capital do estado, Curitiba. Com uma população estimada em 25.164 habitantes segundo estatística do IBGE, Astorga é governada pelo competente prefeito Arquimedes Ziroldo.

Conhecida nacionalmente por ser a terra natal da dupla Chitãozinho e Chororó, a cidade de Astorga também possui entre seus filhos alguns grandes nomes do rodeio, tais como o locutor de rodeio Indiana Jones, o competidor Valdir Fabrício Freire o "Peito de Aço", Nenê Boiadeiro, entre outros que se destacaram levando o nome dessa pacata cidade paranaense aos rincões do Brasil.

O rodeio de Astorga era referencia no Estado e no Brasil inteiro, cuja comissão local contratava Zé do Prato, Asa Branca, Paulo Emilio, enfim, a nata do rodeio vinha disputar o rodeio. E depois de muitos anos sem promover nenhum evento, a recém criada Sociedade Rural de Astorga – SRA fez renascer na população o gostinho de assistir a um rodeio de alto nível no velho e bem estruturado recinto de rodeios.

O primeiro rodeio em touros da SRA, sob a presidência do senhor Luiz Zafalon, aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro do corrente ano, e contou com o apoio do poder executivo e legislativo do município e, principalmente, da iniciativa privada e dos mais de 40 membros dessa arrojada Sociedade.
Confiram os principais dados dessa festa.

PROFISSIONAIS CONTRATADOS

Narrador: Giovany Araujo.
DJ: Sandro.
Assessoria: Asa Delta.
Comentarista: Thiago Arantes.
Juiz de arena: Sergio Roberto.
Boiada: Cia Paulo Emilio.
Som e iluminação: TNT
Arena e camarote: Cia Pantaneira.
Salva Vidas: Guri e Sabonete
Locução Comercial: Haroldo Junior, Silas Gomes e Luis Araujo.
Porteiros: Junior, Rodrigo e Cleiton.
Diretor de Rodeio: Claudemir dos Santos (vozinho).
Animador de Arena: Pit Bicha.
Fogos de Artifício: Mundial Fogos.

PREMIAÇÃO

1º. Moto Okm
2º. 2.500,00
3º. 1.500,00
4º. 1.000,00
5º.   500,00

RESULTADO FINAL

Quanto ao rodeio, dispensa comentários o profissionalismo da equipe de Santa Cruz do Monte Castelo - PR que esteve assessorando todo o evento. A SRA contratou somente touros da Cia Paulo Emilio, o que aumentou ainda mais o nível da competição. Alem dos finalistas a relação de atletas contou com nomes importantes, como por exemplo, do Ademir Candido Negao Terra Boa, João Paulo de Souza, Douglas Becker, Paulo Cesar Perfetti, Rodrigo Rafael, Fabrício Augusto, Pedro Donizete, entre outros. 

A disputa oficial iniciou na sexta-feira (dia 5) com 33 montarias em touros. Desses, apenas 25 montaram na segunda eliminatória (dia 6). No domingo, semifinal, 11 competidores buscaram uma vaga na final, mas somente os 5 maiores pontuados disputaram a moto numa final emocionante. Acompanhe a classificação final:

1º. Ananias Pereira – Pompéia/SP
2º. Leonil Soares – Colorado/PR
3º. Clovis Alves – Sabaudia/PR
4º. Pedro Henrique Souza – Sta. Cruz do Monte Castelo/PR
5º. Luciano Alves – Astorga/PR

CONSIDERACOES FINAIS

Foi com grande prazer que aceitei o convite do locutor Giovany Araujo para trabalhar nesse evento de Astorga. Oportunidade em que fiz grandes amizades e revi amigos de outrora. Hospedei-me na propriedade do presidente da Sociedade Rural, senhor Luiz Zafalon, onde pudemos saborear deliciosos churrascos diários e usufruir de uma piscina maravilhosa. Agradeço imensamente aos membros da SRA a qual tive contato, sendo eles os senhores Delei, Gustavo e Ricardo, pela atenção e prestigio. No ano que vem a promessa é de se premiar os cowboys com um carro 0 km e nós estaremos lá novamente.
 
Data:10/11/2010
voltar